sexta-feira, 31 de maio de 2013
A função primordial do gestor escolar, baseada
na liderança e competência, é manter a escola em atividades harmoniosas,
participativas e produtivas, delegando, acompanhando e exigindo tarefas com
autenticidade e ponderação, transformando o discurso em ação. Numa gestão
democrática, o gestor precisará saber como trabalhar os conflitos e
desencontros, deverá ter competência para buscar novas alternativas e que as
mesmas atendas aos interesses da comunidade escolar,deverá compreender que a
qualidade da escola dependerá da participação ativa de todos
membros,respeitando individualidade de cada um e buscando nos
conhecimentos individuais novas fontes de enriquecer o trabalho coletivo. A
organização do trabalho pedagógico é uma forma da educação se desenvolver com
mais qualidade, por isso deve ser construído e reconstruindo continuamente para
que cada escola tenha autonomia para refletir, indicar e atuar nos problemas e
soluções. Se trata de uma estratégia educacional para democratizar o
processo ensino-aprendizagem,então é de suma relevância para um gestor
implementar novas formas de administrar em que a comunicação e o diálogo
estejam inseridos na prática pedagógica do docente.
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