sexta-feira, 31 de maio de 2013



A eleição de diretores  em nossa região acontecem de forma bem democrática.

Alunos maiores de 16 anos, pais ou responsáveis daqueles menores de 16, professores e servidores, cadastrados previamente, participam do processo eleitoral.
Realizar uma gestão democrática é construir um ambiente favorável á valorização dos sujeitos envolvidos no contexto escolar em suas dimensões social, afetiva e cognitiva. Sendo assim, caminhar na direção de uma gestão democrática na escola é afirmar que administrar, supervisionar e inspecionar, não é razão de ser da mesma, mas sim, o espaço-tempo da prática pedagógica em que todos da comunidade escolar relacionam-se entre si, compartilhando ideias, valores, ciências, artes, culturas, problemas e desafios, concretizando o objetivo da escola de criar oportunidades para que o educando se desenvolva, construindo e reconstruindo seus conceitos, atitudes, saberes, fazendo-se ser base sólida para a formação de um cidadão pleno, consciente de seus direitos e deveres e de suas responsabilidades com a transformação da realidade em que está inserida.
A função primordial do gestor escolar, baseada na liderança e competência, é manter a escola em atividades harmoniosas, participativas e produtivas, delegando, acompanhando e exigindo tarefas com autenticidade e ponderação, transformando o discurso em ação. Numa gestão democrática, o gestor precisará saber como trabalhar os conflitos e desencontros, deverá ter competência para buscar novas alternativas e que as mesmas atendas aos interesses da comunidade escolar,deverá compreender que a qualidade da escola dependerá da participação ativa de todos membros,respeitando  individualidade de cada um e buscando nos conhecimentos individuais novas fontes de enriquecer o trabalho coletivo. A organização do trabalho pedagógico é uma forma da educação se desenvolver com mais qualidade, por isso deve ser construído e reconstruindo continuamente para que cada escola tenha autonomia para refletir, indicar e atuar nos problemas e soluções. Se trata de  uma estratégia educacional para democratizar o processo ensino-aprendizagem,então é de suma relevância para um gestor implementar novas formas de administrar em que a comunicação e o diálogo estejam inseridos na prática pedagógica  do docente.